top of page

Mais alguns dias na UTIP, agora na intermediária

Depois de duas semanas de vida e de cuidados, Mateus foi “promovido” para a unidade intermediária da UTIP, três dias depois foi a vez de Melissa chegar. É outro mundo, principalmente para os pais essa transferência de sala. Agora, a interação entre pais e filhos é constante e 100%. É um estágio supervisionado que vou explicar melhor.


Agora os bebês já respiram tranquilamente em ar ambiente e não precisam mais da incubadora, precisam de roupas e quem as troca? Muitas vezes os pais. A dieta ainda vem por sonda, por pouco tempo, mas é preciso trocar a fralda dos bebês antes da hora das refeições. E quem troca as fraldas? Certa a resposta. Na maioria das vezes os pais. A troca da fralda, aliás, é o momento máximo da interação entre pai e filhos no hospital e é sensacional, fora a sensação de pegar seus filhos no colo com mais tranquilidade. Fiquei craque em troca de fraldas em poucos dias. Pais que relutam em trocar fraldas, troquem. É um momento mágico entre você e seus filhos. Homem que é homem de verdade troca as fraldas dos filhos!


Foi nessa unidade que peguei os pituquinhos no colo pela primeira vez. Antes era só ver dentro da incubadora e só dei manota. As primeiras vezes em que carreguei os dois chorei demais. Ter um filho no colo, por mais banal que possa parecer, foi um momento inesquecível e uma sensação única. E esse contato aumentaria a cada dia. Sentir a respiração dos dois no colo é demais, dá paz e medo ao mesmo tempo por saber que eles precisarão demais da gente. Naquele momento, mais do que em todos os outros, a gente tem a certeza de que tudo valeu muito a pena.


E por falar em dia, nada como um após o outro. A cada 24 horas os dois estavam mais espertos e melhor. Depois de uma semana na intermediária começou o trabalho de sucção. A essa altura os bebês só precisariam aprender a sugar e respirar ao mesmo tempo para serem liberados. Parece tarefa fácil, mas para dois recém-nascidos prematuros essa coordenação precisa ser estimulada e acompanhada de perto.


E assim foi dia após dia. Começaram mamando 5ml e a quantidade aumentou muito rápido até 50 ml, dieta completa. É verdade que Melissa engasgou algumas vezes e nos assustou um pouco. Foi preciso alguns dias para sugar e respirar ao mesmo tempo com tranquilidade. Um dia depois de mamar bem a dieta total Melissa teve a sonda retirada e ficou linda. Até então só tínhamos a enxergado com aquele fio no nariz preso com microporo. Mateus precisou de mais alguns dias para mamar a dieta toda, retirar a sonda e também ficar lindo.


Entre uma sucção e outra os bebês foram pegando o peito da mãe moderadamente para não se cansarem muito. Esse momento é o de interação máxima entre filhos e mãe, é lindo. Mas tinha que sair da sala porque outras mães também tinham que amamentar. Ficava P** da vida, mas fazer o quê, regras são regras.


No começo não foi muito fácil para eles pegarem o peito, mas, aos poucos, as coisas foram se acertando e eles se acostumando mais. Depois veio o primeiro banho que Marina deu em Melissa. A estada na intermediária é um verdadeiro “super estágio” supervisionado com as técnicas orientando o tempo todo. É muito importante pela segurança que isso passa aos pais para os cuidados em casa nos próximos dias.


Participe do blog

#1 

Compartilhe suas experiências 

 

#2

Busque sempre viver com qualidade

 

#3

Os filhos nos tornam pessoas melhores

bottom of page