top of page

Já sabemos andar e “falar”

Quantas vezes já ouvimos alguém dizer que a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa? Eu já ouvi várias vezes e discordo porque a lá de casa é verdinha. Falo isso porque a alguns anos um amigo me disse que estava preocupado porque o filho do vizinho começou a andar com pouco mais de um ano de idade e o dele, na época, estava arriscando os primeiros passos com um ano e meio. “A grama do vizinho é sempre mais verde”, disse ele na oportunidade.


Não esqueci dessa passagem porque fiquei pensando por alguns dias como seria comigo. Como reagiria se um bebê na mesma idade do meu andasse antes. Me lembrei dessa história quando Mateus e Melissa começaram a levantar as mãozinhas para se equilibrarem enquanto tentavam ficar de pé e dar alguns passos. Isso foi quando eles tinham um ano e dois meses, se não me engano. Melissa começou a andar alguns dias antes que Mateus.


Quando meus filhos nasceram prematuros, ficaram um mês internados na UTI e precisaram de aprender até a sugar e respirar ao mesmo tempo sem engasgar ou parar de respirar para mamar, nunca mais pensei em quando seria dado o primeiro passo. Poderia ser com cinco anos de idade que ficaria orgulhoso do mesmo jeito que fiquei quando Melissa veio andando sozinha em minha direção pela primeira vez para me abraçar. Foi em um domingo em casa.


Com filhos prematuros você aprende a acompanhar e, acima de tudo, a RESPEITAR o tempo de cada um, desde os primeiros dias de vida. Eles não vão andar quando a gente quiser ou quando completarem tal idade. Eles vão andar quando estiverem prontos e nunca me preocupei em quando seria.


Melissa, por exemplo, começou a “falar” antes que Mateus. É papai, mamãe e Teteus para todo lado a algum tempo já, fora o dá dá dá e o converseiro que ela arruma. Agora estão com um ano e quatro meses e Mateus já está desenvolto com papai e mamãe. É tempo de muito aprendizado e descobertas dos pequenos.


E a grama do vizinho, é mesmo mais verde que a nossa? Que a minha não é. Meu jardim fica florido o tempo todo porque aprendi, desde que me tornei pai, que tenho que respeitar o tempo de cada um dos meus filhos. Cada um com seu tempo, com suas habilidades e, acima de tudo, com o amor imenso por nós que a cada dia demonstram mais. Cultive bem o seu jardim que sempre estará verdinho, verdinho.


Participe do blog

#1 

Compartilhe suas experiências 

 

#2

Busque sempre viver com qualidade

 

#3

Os filhos nos tornam pessoas melhores

bottom of page